Esta arte conserva segredos ancestrais, o concelho da Guarda possui um lugar de destaque na tradição da cutelaria.
Sentir Guarda
Facas do Verdugal
Sentir
Artesanato





Sobre
Aliando as artes milenares do trabalho do ferro à estética e a uma funcionalidade atual, a cutelaria continua a desempenhar um papel fundamental no nosso dia-a-dia. Na localidade do Verdugal, freguesia de Pêra do Moço existem duas empresas de cutelaria.
- A empresa de cutelaria Adelino Pires & Filhos Lda, fundada em 1932 por Adelino Pires, quando tinha apenas 20 anos de idade. Adelino nasceu e cresceu no Verdugal numa família de artesãos de ferramentas de corte. Aprendeu a arte com o seu pai Albino Pires (Ferreiro) e este com seu avô paterno. Em 1985, os filhos passaram de funcionários a sócios e a empresa passou a chamar-se Adelino Pires & Filhos Lda.
- A empresa cutelaria Ernesto Pires & Filhos, Lda, foi fundada a 8 de janeiro de 1948 por Ernesto Pires. Albino Pires (ferreiro) já produzia artesanalmente facas e foices. A arte e o saber foram conservados até aos dias de hoje, resultando num leque de produtos (facas, foices e navalhas) concebidos segundo métodos artesanais com matérias-primas criteriosamente selecionadas. O design da cutelaria Ernesto Pires & Filhos tem respeitando a tradição e a arte.