Skip to main content

Roteiros

Guarda | fim de semana

Dois dias

Roteiros Turísticos

Roteiros

se neve

Locais de interesse

Sábado

  1. Videmonte
  2. Maçainhas
  3. Campainhas em bronze de Maçainhas
  4. Museu de Tecelagem dos Meios
  5. Parque Urbano do Rio Diz

Domingo

  1. Sé da Guarda
  2. Torre dos Ferreiros
  3. Museu da Guarda
Dia 1

Manhã

1 Videmonte

A Freguesia de Videmonte é uma aldeia de montanha, no coração da Serra da Estrela, está a cerca de 18 Km da sede de Concelho. É essencialmente agrícola onde se destaca a pastorícia com a ovelha bordaleira e cabra Serra da Estrela ou serrana, cultura de batata, centeio, castanha e muita floresta. Possui como anexa a Quinta da Taberna.

Videmonte
Dia 1

Tarde

2 Maçainhas

Maçainhas é uma aldeia muito antiga cujo nome primitivo foi Granja de Maçainhas. Este nome é bem revelador das tradições agrícolas da freguesia e do seu povoamento que pode ser situado em tempos remotos.

Maçainhas

3Campainhas em bronze de Maçainhas

Nas aldeias do concelho e nas encostas da Serra da Estrela não há dia em que não se ouçam as campainhas de Maçainhas.

Campainhas em bronze de Maçainhas

4 Museu de Tecelagem dos Meios

O Museu de Tecelagem dos Meios deve ser entendido como uma oficina de tecelagem, uma vez que todos os teares da antiga fábrica estão funcionais e a produzir. Este equipamento encontra-se exposto numa antiga fábrica de Cobertores de Papa, fundada em 1954.

Museu de Tecelagem dos Meios

5 Parque Urbano do Rio Diz

Espaço verde com um parque infantil, pista de Dirt Bike Jumping, circuitos pedonais, de um parque sénior, pistas medicalizadas, relvados multiusos, de zonas desportiva semicoberta, parque de merendas, parque canino e espaços comerciais de cafetaria.

Parque Urbano do Rio Diz
Dia 2

Visita ao centro histórico da cidade

6 Sé da Guarda

Com a transferência da sede de Bispado de Idanha-a-Velha para a Guarda, em 1203, por influência de D. Sancho I, foi necessário promover a construção de uma Sé Catedral. Nada se sabendo do edifício primitivo, sabe-se, porém, que na segunda metade do século XIV se encarou a construção de uma sé nova fora do perímetro amuralhado. A construção da atual Sé Catedral iniciou-se a partir de 1390 mas, dada a envergadura do projeto, as obras arrastaram-se e o edifício só foi terminado em pleno contexto manuelino.

Sé da Guarda

7 Torre dos Ferreiros

O acesso ao topo do monumento poderá ser feito por um elevador panorâmico ou por escadas. As vistas do seu miradouro são surpreendentes.

Torre dos Ferreiros

8 Museu da Guarda

De localização privilegiada, em pleno coração da cidade da Guarda, trata–se de um edifício emblemático, com forte identidade simbólica na ordenação da envolvente urbana, assumindo, pois, preponderância numa vasta área comercial, cultural e de lazer.

Museu da Guarda

Deseja experimentar este roteiro?