Arrifana é uma freguesia portuguesa, pertencente ao concelho e distrito da Guarda, com 17,16 km² de área e 555 habitantes (Censos 2021). Localizada às portas da cidade da Guarda é servida pela A25, A23, EN 16 EN 221. Estão inseridas na freguesia de Arrifana as anexas João Bragal de Cima, Casas da Ribeira, João Bravo.







Sobre
Telefone
271 963 047
Página
Morada
Travessa da Rua Nova, N.º 2
, Arrifana
6300-035
Arrifana
Coordenadas GPS
40.571977,-7.207609
Património: Para além da beleza do património natural, onde se destacam as extensas áreas com afloramentos rochosos, cujo ex-líbris é o miradouro do Cruzeiro, a Freguesia de Arrifana é bastante rica em termos de Património, tanto edificado como natural. No que concerne ao Património Edificado salientam-se para além da Igreja Matriz da Arrifana, a Capela de Nossa Senhora da Guia, a Capela de São Brás, a Capela de Santo Amaro e a Igreja do Outeiro de São Miguel. Também os nichos/alminhas, cruzeiros, fornos comunitários, fontes e fontanários e uma Casa-Museu enaltecem a Freguesia.
Principais Ponto de Interesse: Arrifana, Casas da Ribeira, João Bragal de Cima e João Bravo são as localidades que constituem a Freguesia, mas também existem muitos outros lugares como o Outeiro de São Miguel e algumas quintas com representação bastante significativa.
Associativismo: O associativismo esteve, desde longa data, presente nesta Freguesia, existindo, no presente, as seguintes associações: União Social Desportiva e Cultural de Arrifana; Grupo de Cantares da Arrifana; Os Amigos da Arrifana - Liga de Solidariedade Social e Melhoramentos; Liga dos Servos de Jesus e a União de Jovens Arrifanenses. A Freguesia de Arrifana sempre se pautou por uma dinâmica social recreativa e cultural bastante significativa. A inexistência de equipamentos e de vários serviços na freguesia, aliado ao espirito associativo levou à criação de várias associações destinadas a colmatar essas deficiências e a implementar um conjunto de atividades que ao longo dos anos têm dinamizado a freguesia, recorrendo maioritariamente aos próprios recursos. Todas as associações criadas na freguesia têm missões diferentes, sendo que existe o objetivo comum da defesa da freguesia, população, usos, costumes, tradições e património. Esta harmonia entre as várias coletividades é observável nas múltiplas atividades que se realizam e onde todos colaboram com todos, demonstrando perfeitamente o espírito de união e entreajuda.
Visitar Facebook