A Freguesia de Cavadoude ergue-se sobranceira ao Rio Mondego, a cerca de 13 kms da cidade da Guarda. Cavadoude é a terra muito antiga pois existia nus primórdios da Monarquia. Outrora esta freguesia chamava –se “CABADOUDI” .
Visitar Guarda
Cavadoude
Visitar
Localidades







Sobre
Morada
Largo da Moureirinha
, Cavadoude
6300-080
Cavadoude
Coordenadas GPS
40.5866951,-7.2877515
Em Cavadoude utilizou-se uma antiga moeda gótica denominada “Maravedi”.Cavadoude outrora pertenceu ao concelho de Celorico da Beira. Daqui se deduz que Cavadoude é anterior a D. Sancho I.
Património Arquitectónico e Arqueológico: Lugar do Tintinolho neste lugar existiu um antigo castro defensivo, do período castrejo. Aqui foram encontrados vestígios de “casas redondas”, que se pensa existirem desde o tempo de Viriato. Esse reduto foi romanizado após a derrota dos lusitanos. Os romanos também aqui deixaram a sua marca, ainda hoje presente em vestígios como é o caso de uma estrada romana que também passava por Cavadoude. Igreja Matriz tem três bonitos altares renascentistas, sendo o altar mor de Nª. Srª. da Assunção, e os laterais de Nª. Srª. das Neves e outro do Sagrado Coração de Jesus. Capela de São Pedro e Capela do Senhor da Piedade (particular). Ponte Romana, no meio da povoação, sobre a Ribeira de Cavadoude.
Paisagem: A mancha de pinheiros existente nos terrenos desta freguesia era densa e de grande amplitude. No entanto, os sucessivos incêndios foram-na dizimando.
Ecologia: Ribeira de Cavadoude, que passa pelo meio da freguesia. Nela se juntam dois cursos de água. Dá um ar fresco à freguesia e o marulhar das águas é uma melodia que adormece e acorda os seus habitantes.
Festividades religiosas: Festa em Honra de Nª Sra. Da Assunção (nosssa padroeira), realiza-se no mês de maio.