A aldeia de Codesseiro, assim designada devido a uma planta que por aqui existia chamada codesso, foi assim batizada por um general que por aqui passou no nosso monumento mais alto, a nossa torre de vigia com uma vista de 360º onde se vê concelhos como Guarda, Trancoso e Figueira de Castelo Rodrigo entre outros.
Visitar Guarda
Codesseiro
271 477 900
Visitar
Localidades



Sobre
Telefone
271 477 900
Morada
Largo da Igreja
, Codesseiro
6300-085
Codesseiro
Coordenadas GPS
40.651573,-7.204612
Em tempos concelho, depois Vila Flor da Beira Alta pertencente ao concelho de Jarmelo, foi há 505 anos que se tornou a aldeia de hoje Codesseiro frequentada por D Manuel I, romanos e celtas e reza a lenda que Inês de Castro.
A aldeia tem monumentos esplendidos além da torre como sepulturas antropomórficas, um pelourinho, um cruzeiro, uma cadeia, uma igreja matriz de Nossa Senhora da Anunciação e os fontanários públicos para além do forno público.
Na anexa de Paiviegas podemos encontrar monumentos como uma capela São João Baptista, um forno comunitário, a escola de Paiviegas (que se encontra em ruínas) e fontanários públicos.
Em Salgueiro podemos encontrar monumentos como forno comunitário e fontanários públicos. Já em Gonçalveiros podemos encontrar as ruínas do forno comunitário, a capela da Nossa Senhora dos Aflitos, e fontanários públicos. Em Carvalhal podemos encontrar fontanários públicos, além da capela da Senhora da Saúde e dois cruzeiros.
A freguesia de Codesseiro pertence ao Município da Guarda. Ocupa uma área de 9,622 Km2 e é habitada por 160 habitantes (censo de 2021).
Estão inseridas na freguesia de Codesseiro as anexas de Pai Viegas, Salgueiro, Gonçalveiros, Carvalhal.
Património Religioso: Igreja Matriz de Codesseiro, Capela de São Joao Batista, Capela da Senhora das Necessidades e a Capela da Senhora da Saúde.
Outro património: Pelourinho de Codesseiro, Torre no Codesseiro.