Situada entre o rio Mondego e a ribeira de Massueime, afluente do rio Côa, a freguesia apresenta uma beleza natural envolvente muito singular. União de Freguesias de Avelãs de Ambom e Rocamondo tem sede em Rocamondo.







Sobre
Telemóvel
924 105 990
Página
uf-avelas-de-ambom-e-rocamondo.webnode.pt
Morada
Estrada Municipal Nº 577, N.º 12 - Edifício Escolar
, Rocamondo
6300-190
Rocamondo
Coordenadas GPS
40.624058,-7.249229
A freguesia de Rocamondo é uma das mais remotas povoações do concelho, embora sejam raros os vestígios dessa vetusta ocupação humana. A história da sua fundação e da sua subsequente evolução revela-se algo confusa, por carência de documentos e elementos suficientemente elucidativos para deles se retirarem conclusões definitivas. Um dos testemunhos claros da ancianidade desta povoação é a própria origem do seu topónimo, sobre o qual J. Piel escreveu que "Rocamondo" não poderá tratar-se do nome comum "roca"; a origem histórica da povoação deverá encontrar-se na propriedade rústica de um "Rocamundus", seu possessor, antes da fundação da Nacionalidade.
A freguesia de Rocamondo apresenta algum património histórico e cultural de destaque, nomeadamente a Igreja Matriz (Igreja de São Pedro), o Santuário de nossa Senhora Fátima, o Centro Paroquial, a Igreja da Sequeira, os moinhos de água, um forno comunitário e um fontanário.