Albardo, é uma pequena aldeia recatada e rústica situada num outeiro, onde se destaca a Igreja Matriz, dedicada ao Espírito Santo, e o miradouro do Calvário. Albardo faz parte da União de Freguesias de Pousade e Albardo.



Sobre
Página
Morada
Rua da Escola
, Albardo
6300-015
Albardo
Coordenadas GPS
40.4949824,-7.1549490
Pensa-se que, nos finais do século XVII, Albardo possivelmente já com estatuto de freguesia, possuía 30 casas e 120 habitantes. Albardo teve origem na Quinta da Barda, local pertencente à freguesia de Vila Fernando. Do passado de Albardo pouco se sabe, mas, segundo alguns habitantes, há lendas que falam de uma anta e de um menir, bem como de umas antigas termas, que aqui teriam existido.
Património: Igreja Matriz, dedicada ao Espírito Santo, Capela do Espírito Santo que é utilizada para fazer os velórios, Vários cruzeiros, Miradouro do Calvário, os moinhos de água, embora abandonados conferem grande beleza à paisagem envolvente.
Lenda: A lenda típica da extinta freguesia, datada possivelmente, do século XVIII, que foi sendo transmitida, oralmente, de geração em geração, é a Lenda da Tentação de Lúcifer, relacionada com a origem da festa de Albardo. Conta a lenda que alguém terá, supostamente, desafiado Lúcifer, indo ao encontro dele numa mina algures, onde se dizia haver algo de estranho. Ao chegar ao local e após lançar algumas expressões em atitude de desafio, esse alguém sentiu um peso às costas. No meio da aflição em que se encontrava, evocou o menino de Deus, ao que terá ouvido a resposta: "O que te valeu foi teres-te agarrado às barbas desse gajo". Ao regressar a casa, a pessoa ofereceu a festa em honra do Menino de Deus, festa essa que o povo manteve, tendo havido, ao longo dos anos duas interrupções, cada uma delas cerca de dois ou três anos, tendo depois a população retomado a tradição.
Associativismo: destaque para a Associação Cultural e Recreativa dos Amigos de Albardo criada essencialmente para concretizar um dos anseios e necessidades desta povoação: a construção do Centro de Dia/Apoio Domiciliário para fazer face às necessidades da população.
Visitar Facebook