Aldeia do Bispo combina natureza e história, apresentando-se como um destino cultural e com paisagens naturais, com destaque para o Museu da Castanha, onde se preserva a tradição da castanha. A freguesia de Aldeia do Bispo possui como anexa a Santa Cruz.







Sobre
Telefone
271 227 400
freguesiaaldeiadobispo.grd@gmail.com
Página
https://freguesiaaldeiadobispo.blogspot.com/
Morada
Estrada Principal s/n
, Aldeia do Bispo
6300-020
Aldeia do Bispo
Coordenadas GPS
40.4880939,-7.2783983
- Igreja do Divino Salvador: A igreja barroca do séc. XVIII, datada de 1748, possui na fachada principal um brasão alusivo ao Bispado que a mandou edificar - D. Bernardo António de Melo Osório (1742-1774). Na igreja, cujo orago é Divino Salvador, podemos contemplar, para lá desta imagem, e agora mais valorizada após uma cuidada reabilitação, a riqueza do seu barroco, manifestado na talha, cores e formas do altar-mor e dos dois altares laterais.
- Capela da Santa Cruz / Festa da Santa Cruz : No primeiro fim-de-semana de maio, mais propriamente no 1º domingo de Maio.
É uma romaria religiosa secular, é a festa das merendas, da devoção, das procissões, das arrematações, dos bailaricos populares. O primeiro registo desta festa remonta a 1690. - Museu Etnográfico da Castanha: abriu portas em 8 de dezembro 2006, com exposição permanente dedicada ao ciclo da castanha e ao espaço rural envolvente: com a exposição de objetos e utensílios ligados à castanha e à vida quotidiana da aldeia. Abre regularmente aos Domingos e feriados das 14h30 às 16h30 ou mediante marcação previa.
- Festa da Castanha: realiza-se no último fim-de-semana de outubro. A página oficial do evento é: https://www.facebook.com/festadacastanha
- 8 de dezembro: tradição marcada pelo magusto comunitário e dos bailes, promovido pelo Centro de Cultura e Desporto de Aldeia do Bispo, fundado em 1978.
- Dia do Desporto e da Saúde: é um evento regular na Freguesia dedicado ao Desporto que junta e envolve todas as idades. Há sempre uma caminhada e um convívio com toda a comunidade.
- Gastronomia: tem como referência gastronómica os pratos confeccionados à base da castanha. O paparote, uma sopa de castanha seca é exemplo disso, outra sopa, é a sopa de “vagens secas”, confeccionada com feijão verde, seco. Em dias de festa na localidade, pode-se degustar ainda o cabrito com castanha, a filhós de castanha, doces de castanha, licores e bolos. O pão continua a ser confeccionado de acordo com os saberes dos antepassados, e representa também uma referência gastronómica da freguesia.
- Artesanato: caracteriza-se pelas esculturas, realizadas pelo Sr. António Costa e pelos quadros feitos com castanhas pelas senhoras Natália e Helena Abrantes. O Sr. António Costa, natural de Aldeia do Bispo, na publicação da ADM Estrela, (Sousa e Oliveira, Relembrando o Passado, 2001, p. 5-8), refere que as suas esculturas são essencialmente relacionadas com arte sacra, embora também faça outro tipo de esculturas. Começou a dedicar-se à escultura assim que saiu da escola em 1978 e ainda hoje se dedica a esta arte. Sem formação académica foi aprendendo com o tempo, e rapidamente ganhou o gosto pela arte, sendo o único escultor na freguesia de Aldeia do Bispo.
- Natureza e Patrimônio: Igreja Matriz , o Alto (ermida) de Santa Cruz e Capela de Santa Cruz, o Penedo Ladário, uma fonte de mergulho, 2 chafarizes, 2 fontanários, 1 Marco Geodésico, 1 Miradouro e 1 Forno Comunitário (que ainda hoje é utilizado pelos residentes), Sepulturas antropomórficas - cravadas nos afloramentos das rochas – provavelmente datadas dos séculos XI ou XIII e a simbologia de cristãos-novos, por vários pontos da nossa Aldeia.
- Penedo do Ladário: Local de maior altitude na Freguesia, fica a 1074 metros acima do nível do mar, faz fronteira com a Freguesia de Vale de Estrela e têm uma vista magnífica para o Sul. No caminho para o Penedo Ladário tem sido feito nos últimos anos (desde 2018) ações de reflorestação, surge no seguimento de uma candidatura a um projeto da Floresta Comum, onde foram atribuídas mais de 3600 árvores do viveiro florestal da Malcata, numa área de 3 hectares.