O CEI é uma associação transfronteiriça constituída em 2001 pela Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda. Criado a partir de um desafio do professor, filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço, o CEI, sedeado na Guarda, desenvolve um importante trabalho nas áreas do Conhecimento, da Cultura e da Cooperação.
Cultura
Centro de Estudos Ibéricos
Visitar website271 220 212
Cultura
Centro Estudos Ibéricos, Exposições, Monumentos | Património
Sobre
Telefone
271 220 212
Página
Morada
Rua Soeiro Viegas nº 8
, Guarda
6300-758
Guarda
Coordenadas GPS
40.534971,-7.271140
O Centro de Estudos Ibéricos surgiu de uma ideia de Eduardo Lourenço que, por ocasião das Comemorações do Oitavo Centenário da Guarda, em 1999, propôs a criação de um Centro que contribuísse para um renovado conhecimento das diversas culturas da Península e para o estudo da Civilização Ibérica.
Assumindo o Conhecimento, a Cultura e a Cooperação como pilares estruturantes da sua missão, o CEI tem pautado a sua atuação pela concretização de iniciativas científicas e culturais no território fronteiriço da Raia Central Ibérica que o afirmaram como um Centro aberto à inovação, uma plataforma de transferência de conhecimentos e um espaço de encontro de culturas.
Vinte e cinco anos de atividades ininterruptas pautadas pelos valores humanistas e universais caros ao seu Patrono, o CEI (reconhecido como instituição de Utilidade Pública desde 2021) continua a prosseguir o seu desejo de, tal como aspirava para a Guarda, ser um “lugar de um diálogo, necessário mais que nunca” e a “sentinela dum futuro comum para uma Ibéria que é um dos polos desta Europa onde todos queremos estar”.
Mais informações em www.cei.pt
Visitar Facebook