Oferece banhos aprazíveis no Rio Mondego, possui casas beirãs e pitorescas quintas, com destaque para a Quinta da Ponte e Quinta de São Matheus. De realçar o azeite e o arroz doce. A freguesia de Faia possui como anexa a Ramalhosa.
Visitar Guarda
Faia
271 926 866
Visitar
Localidades







Sobre
Telefone
271 926 866
Morada
Rua da Igreja, N.º 14
, Faia
6300-095
Faia
Coordenadas GPS
40.5605646,-7.3103932
A existência do lugar da Faia aparece referenciada na carta foral da Guarda por D. Sancho I, embora se estime que tenha tido ocupação nos períodos da Idade do Ferro e Romano atendendo aos achados arqueológicos. Também a presença de sepulturas antropomórficas no lugar da Ramalhosa remete para a existência de um povoado no período da Alta Idade Média.
Património Edificado: Igreja Matriz da Faia, Fontes de Mergulho, 5 Capelas (sendo duas particulares), Calçada Romana, Cruz da Faia, Solares com pedras de armas (Quinta da Ponte, Quinta de São Matheus e Quinta da Calçada) , Alminhas e Nichos de Nossa Senhora dos Bons Caminhos, Chafarizes e fontes do Soito do Bispo, Casas com portas em vãos biselados e marcas cruciformes, Janelas com motivo manuelinos (Faia: Rua Direita, Rua da Igreja, Largo das Moreirinhas), Caminho Medieval dos Periqueiros, Alminhas e Cruzeiros.
Artesanato: Colchas de renda, Mantas de farrapo, Mantas de retalho, Gogos do rio em renda, Cesto e cesta de verga.
Gastronomia: Bolos “Coroas de Rainha”, Biscoitos, Filhós, Fritas, Bacalhau à lagareiro, Borrego guisado, Cabrito Assado, Azeitonas retalhadas, Peixes do rio em molho de escabeche, Peixinhos da horta, Sopas de Natal, Arroz doce, Botelha de leite e Papas de milho.
Lendas: Milagre do Azeite; Lenda das rosas brancas; Santa Queijeira; Lenda do Lobisomem; Costureirinha.