Maçainhas é uma aldeia muito antiga cujo nome primitivo foi Granja de Maçainhas. Este nome é bem revelador das tradições agrícolas da freguesia e do seu povoamento que pode ser situado em tempos remotos.
Visitar Guarda
Maçainhas
271 214 936
Visitar
Localidades






Sobre
Telefone
271 214 936
Morada
Rua da Escola
, Maçainhas
6300-126
Maçainhas
Coordenadas GPS
40.5440518,-7.3199237
A granja de Maçainhas pertencia ao mosteiro de Salzedas que, em 1210, a aforou a seis moradores para que cultivassem as suas terras com foro de sexto e décimo sobre todos os frutos, excepto os das hortas e pomares.
O Mosteiro assegurava o acompanhamento espiritual, enviando para a granja um padre que prestaria o apoio religioso.
As terras aforadas aos moradores haviam sido doadas ao Mosteiro de Salzedas que, através de doações ou aforamentos, como é o caso de Maçainhas, asseguravam a sua colonização e o seu cultivo.
Posteriormente, D. João Fernandes, um dos mais importantes abades do Mosteiro de Salzedas, institui a Paróquia de Maçainhas que, mais tarde, viria a ser um curato de apresentação do prior de Santiago, da cidade da Guarda.
Documentos do início do século XIII referem-se já ao lugar de Maçainhas, ou Granja de Maçainhas. No entanto, alguns vestígios arqueológicos permitem fixar a sua fundação em datas bem mais anteriores, a saber: o Castro de Maçainhas que se situa no topo do monte da Portela e que foi inicialmente habitado pelos Lusitanos, antes da chegada dos Romanos a este território. Existem ainda vestígios da existência de sepulturas antropomórficas que testemunham o carácter remoto deste lugar.
Património Religioso: Igreja Matriz de Maçainhas de Baixo (Igreja de Santa Eufémia), Capela de Santo António (Maçainhas).
Estão inseridas na freguesia de Maçainhas as anexas de Chãos, Prado, Cubo, Gulifar.