Esta freguesia está situada numa montanha e pertence ao Parque Natural da Serra da Estrela, Concelho e Distrito da Guarda. Segundo dados recolhidos na Torre do Tombo, em Lisboa, nesta ramificação da Serra da Estrela existiam há séculos três quintas. A quinta de cima, onde ainda hoje há vestígios de sepulturas e algumas construções minúsculas de habitações Árabes. A quinta do meio, onde actualmente se concentra a freguesia de Meios e que teve a seguinte origem: começou por chamar-se quinta da “Meia Ágata”, sendo esta pedra semipreciosa pronunciada constantemente passou a chamar-se quinta do Meio e por fim Meios. A quinta de baixo situava-se onde hoje existe uma grande exploração agrícola chamada “Quinta da Alqueidoza”.
Visitar Guarda
Meios
271 591 013
Visitar
Localidades







Sobre
Telefone
271 591 013
Morada
Rua Forno
, Meios
6300-135
Meios
Coordenadas GPS
40.4931503,-7.3600924
Em 1653 foi construída a primeira capela, hoje igreja paroquial. Esta igreja matriz, em granito, situa-se no centro da povoação, é de alguma beleza arquitetónica e o seu oráculo é N.ª Sr.ª da Assunção. Esta imagem, antiquíssima, foi há alguns anos exposta no Museu da Guarda como sendo a escultura mais perfeita e valiosa das freguesias limítrofes.
Do património desta freguesia faz também parte a Capela do Mártir S. Sebastião, cuja imagem é venerada principalmente em Agosto, com uma festa religiosa em sua honra que conta com a presença de muitos imigrantes devotos.
Podemos também encontrar, espalhados pela aldeia, cruzeiros em granito: o Senhor do Calvário e pequenas pedras assinaladas (Alminhas) com uma simples cruz.
Fazem igualmente parte do património desta pequena aldeia o edifício da Junta de Freguesia; a Escola Básica e o Museu de Tecelagem, a antiga fábrica de tecelagem, possui um espólio ligado à tecelagem constituído por teares manuais, outrora utilizados na elaboração de mantas e cobertores de papa, o Museu de Tecelagem dos Meios é um espaço expositivo e pedagógico digno de visita.