Resultou da agregação das antigas freguesias de Corujeira e Trinta, em 2013. Na localidade da Corujeira a agricultura e a pastorícia predominam como atividade, enquanto que os Trinta foi um importante polo industrial do concelho da Guarda e uma das primeiras aldeias do país a ter luz elétrica.
Visitar Guarda
Trinta
Visitar
Localidades




Sobre
Morada
Bairro Chão Freixo, Casa Povo
, Trinta
6300-225
Trinta
Coordenadas GPS
40.5044440,-7.3552780
Inserida no parque natural da Serra da Estrela, a paisagem serrana das duas localidades da freguesia foi moldada pelo rio Mondego e pela ribeira do Caldeirão.
A aldeia dos Trinta, outrora apelidada de "Manchester do Concelho", foi um importante polo industrial do concelho da Guarda. Ao longo das margens do rio Mondego, ainda permanecem de pé uma parte dos engenhos edificados para produção de lanifícios, os quais, na ausência de energia elétrica na altura, recorriam à força motriz da água para fazer funcionar os acionamentos mecânicos. Em 1896, a Junta da Paróquia dos Trinta cedeu, na margem direita do rio Mondego, a jusante da povoação dos Trinta, num local conhecido por Pateiro, os terrenos necessários para a construção da central hidroelétrica do Pateiro, com a contrapartida da mesma povoação poder usufruir dos benefícios da luz elétrica, que viria a ser inaugurada a 6 de janeiro de 1912, tornando os Trinta uma das primeiras aldeias do país a beneficiar da luz elétrica. Anos mais tarde, os industriais foram criando na zona urbana dos Trinta unidades industriais modernas, destinadas à produção de lanifícios, moldando definitivamente a paisagem urbana da aldeia, e criando centenas de postos de trabalho. Esse desenvolvimento proporcionou ainda a criação de inúmeros serviços, os quais ainda hoje resistem ao encerramento das fábricas e ao declínio demográfico.
Património Religioso: Igreja Matriz dos Trinta (Igreja de São Pedro), Capela de Nossa Senhora do Soito (Trinta), Capela de Nossa Senhora das Candeias (Trinta), Capela do Espírito Santo (Trinta).
Pontos de interesse: casas antigas com arquitetura típica da Beira Alta, Passadiços do Mondego, património arqueológico têxtil junto ao rio Mondego, levada do Pateiro e central hidroelétrica, albufeira e praia fluvial do Caldeirão, miradouro dos Trinta.
União de Freguesias de Corujeira e Trinta tem sede nos Trinta.
Visitar Facebook