Freguesia do concelho da Guarda, estende-se pela encosta do Monte Verão, na margem esquerda do Rio Mondego, com cerca de 283 habitantes, indústria, zona balnear, lar de idosos, campo de futebol, não menosprezando o seu património histórico, religioso e cultual.
Visitar Guarda
Vila Cortês do Mondego
271 926 867
Visitar
Localidades







Sobre
Telefone
271 926 867
freguesiavilacortesmondego@gmail.com
Morada
Rua Principal, N.º 2
, Vila Cortês do Mondego
6300-250
Vila Cortês do Mondego
Coordenadas GPS
40.6051147,-7.3100314
Povoação da Pedra Aguda e Toponímia de Vila Cortês do Mondego: No Monte Verão, encontra-se uma rocha pontiaguda conhecida por Pedra Aguda. Segundo a tradição oral, foi aqui que nasceu a antiga Vila Cortezinha, dando origem à toponímia da atual aldeia de Vila Cortês do Mondego.
Forno do Padre: Contam que em Vila Cortês do Mondego havia um padre que tinha muita estima pelo seu cão. Quando soube que os inimigos franceses estavam a aproximar-se, o padre fugiu para a serra refugiando-se debaixo de um barroco. Ao passar junto dele, as tropas sentiram um cão ladrar. Sem hesitação, atiraram fogo atingindo o cão e o padre. Decorria o ano de 1811 no dia 22 de março. Esse lugar passou a designar-se como o forno do padre devido ao formato do esconderijo, e encontra-se assinalado por uma marca cruciforme.
Fonte Romana: A passagem dos romanos pelo Vale do Mondego deixou também a sua marca na nossa freguesia.
Património Religioso: Igreja Matriz de Vila Cortês do Mondego (Igreja de São Sebastião), Capela de São Domingos, Alminhas, Calvário.
Património Cultural: Forno público, Chafariz do largo do povo, Fonte de água insossa,
Outros pontos de interesse: Zona Balnear do Vale do Mondego, AMAS Vila Cortês do Mondego, Associação Juvenil de Vila Cortês do Mondego, Clube 97, Campo de Futebol 3 de Maio.